Diocese de Uberlândia Em Destaque

"Tempo de espera"

A esperança cristã tem um nome: Jesus. Esta esperança não engana. Anunciada pelos profetas do AT ela se cumpriu no anúncio feito à Virgem Maria.

adventskrans2

‘Eis que conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. Ele será grande e chamar-se-á Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi; e reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim.’  Diante deste anúncio um coração disposto a fazer a vontade de Deus: ‘Como se fará isso, pois não conheço homem?’ A Virgem Maria viu realizar nela  aquilo que ela esperava. Não foi decepcionada, não foi enganada. A Palavra de Deus se cumpriu nela. ‘E o Verbo se fez carne e habitou entre nós’ – Jo 1, 14.

Jesus veio, vem e virá.

Veio uma primeira vez , andou entre os homens. Dele, João Batista declarou: ‘no meio de vós está quem vós não conheceis.’  Muitos séculos já se passaram e esta palavra ressoa hoje como um alerta: ‘no meio de vós está quem vós não conheceis’ – Jo 1, 26.  Muitos  são aqueles que ainda esperam pelo Salvador prometido. Ele veio, mas veio pobrezinho. Como reconhecê-Lo? Este Jesus, o Salvador dos homens, é Filho de Maria e de José, o carpinteiro. Como reconhecer Jesus , o enviado do Pai para salvar o mundo?

E Ele vem, ‘saltando sobre os montes’ conforme nos diz o escritor sagrado do livro Cântico dos Cânticos. Jesus vem todos os dias, sobremaneira em cada santa missa celebrada, em cada sacramento ministrado, na Palavra proclamada, na vida daqueles que invocam com confiança o único nome que salva. Mas, de maneira singularíssima Ele vem ‘saltando sobre os montes’  da indigência, da discriminação, de toda espécie de exploração humana. Nos hospitais, nas prisões, nos asilos, debaixo das pontes e viadutos, nas praças, nas ‘periferias humanas’, lugares seguros para encontrar Jesus.

Ele virá uma última vez. O Seu reino de paz e justiça, amor e verdade será instaurado definitivamente. Novos céus e nova terra! ‘O funesto poder do espírito maligno sobre o mundo durará até que o Espírito Santo venha a renovar a face da terra’(Beata Elena Guerra). O Espírito Santo nos trará Jesus e ‘Em seu nome as nações pagãs porão sua esperança’ – Mt 12,21.

É tempo de esperança! Esperemos com a Virgem Maria pela esperança que não engana – JESUS.

______________

Por, Ana Neucele

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!