Diocese de Uberlândia Em Destaque

Tenha pressa em amar

 ‘Pai, perdoa-lhes; porque não sabem o que fazem’ – Lc 23, 34

O amor venceu na cruz. O caminho da vitória Jesus indica aos seus discípulos: ‘amai-vos uns aos outros, como eu vos amo’ – Jo 15,12.

jesus lava pé discipulos

Jesus é o Verdadeiro, ele não nos engana. Se seguimos o caminho por ele indicado deparamos com a felicidade a cada passo dado. Haverá sempre a cruz, pois o convite dele implica tomar a cruz de cada dia. A cruz das nossas imperfeições e das imperfeições dos irmãos que caminham conosco, a cruz das incompreensões, dos nossos limites, das enfermidades, da maldade de tantos. São tantas as cruzes, mas todas sinalizando para que eu e você nos apressemos em amar.

O amor vence sempre. Mas, muitos por não acreditar no amor permanecem prisioneiros da falta de perdão. Conta-se que vinte anos depois da libertação do campo de concentração dois prisioneiros se encontraram. Entabularam uma conversa e um perguntou: ‘Você já perdoou os que te capturaram?’ ‘Não, nunca!’, foi a resposta. A isto o outro ponderou: ‘Bem, então eles ainda o mantêm preso, não é?’ Jesus é o nosso modelo. Estava preso na cruz e gozava de plena liberdade: ‘Pai, perdoa-lhes; porque não sabem o que fazem.’

Sempre o amor vai vencer. Deparamos a cada instante com a vitória do amor, basta ter um olhar atento à realidade que nos cerca.  Um outro prisioneiro do campo de concentração – Wild Bill, na prisão, não se cansava de aconselhar o perdão. Era um homem cheio de paz e embora trabalhasse de 15 a 16 horas por dia, não mostrava sinais de cansaço. Antes de ser preso os soldados mataram sua esposa e seus cinco filhos. Ele relata que naquele dia teve que tomar uma decisão de imediato – ‘se me deixaria odiar os soldados que tinham feito aquilo.’ O ódio havia matado as pessoas que mais importavam para ele no mundo. Ele então decidiu que passaria o resto de sua vida amando a cada pessoa com a qual ele entrasse em contato. Esta decisão trouxe a vitória sobre o mal.

A via do amor levará a mim e a você à vitória sobre todo o mal. Tenhamos pressa em amar. Quando tudo à nossa volta nos apontar uma outra via, que o Espírito Santo nos recorde a palavra de Jesus ‘amai-vos uns aos outros, como eu vos amo’ e nos ajude na decisão pelo amor.

Quero ter pressa em amar. Vem, Espírito Santo. Vem, Luz dos corações!

___________

Por, Ana Neucele

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!