Dom Paulo Francisco Machado, bispo diocesano, em cumprimento ao seu múnus (serviço) de pastor (pastoreio) e de governante (governo) da Igreja Particular de Uberlândia-MG, após reunião com o seu conselho de consultores, julgou por bem iniciar o ano de 2014 promovendo transferência entre alguns párocos da diocese.
O ato de transferir párocos compete unicamente ao bispo diocesano e é um processo normal, necessário e fecundo no seio das comunidades cristãs. A mudança, por assim dizer, beneficia a todos: ao padre e à comunidade, contribuindo, inclusive, para a vivência fraterna e cristã da hospitalidade, do acolhimento do outro e das mudanças que o novo sempre provoca nos corações e nas estruturas.
Uma Paróquia, como nos lembra o Catecismo da Igreja Católica (CIC), no número 2179 (leia, abaixo, o parágrafo na íntegra), é uma porção do Povo de Deus (fiéis) confiado a um padre sob a autoridade do bispo diocesano. Nesse sentido, a Paróquia é uma região eclesiástica do bispo diocesano que, livremente, delega auxiliares para ali exercerem o ministério de pastores e de administradores (governo).
Assim sendo, cumpre-nos, como veículo Oficial de Comunicação da Diocese de Uberlândia-MG, por meio do nosso Portal, fazer chegar a todos os interessados, e mais especialmente aos paroquianos das Paróquias em que seus párocos foram transferidos, a boa-nova que, desde já, fazemos votos que seja fecunda, tranquila e promotora de todo bem, de toda caridade e de viva estima por todos.
[box type=”note”]
01/01/2014 – 19:30 Pe. José Maria Pinheiro [transferido da Paróquia Santa Rosa de Lima para a Paróquia São Judas Tadeu- Araguari] 02/01/2014 – 19:30 Pe. Clayton de Souza Fernandes [transferido da Paróquia Santa Edwiges para a Paróquia Santa Rosa de Lima] 03/01/2014 – 19:30 Pe. Francisco Assis dos Santos [transferido da Paróquia Nossa Senhora da Abadia do Patrimônio para a Paróquia Santa Edwirges] 04/01/2014 – 19:30 Pe. Sergio de Siqueira Camargo [transferido da Capelania Nossa Senhora do Rosário e São Benedito para a Paróquia Nossa Senhora Abadia- Patrimônio]
[/box]
O CCD cumprimenta os reverendíssimos senhores párocos e lhes assegura nosso compromisso de continuar sendo, a exemplo do Comunicador do Pai, promotores da boa-nova.
[box type=”info”]
“Paróquia é uma determinada comunidade de fiéis, constituída de maneira estável na Igreja particular, e seu cuidado pastoral é confiado ao pároco, como a seu pastor próprio, sob a autoridade do bispo diocesano. É o lugar onde todos os fiéis podem ser congregados pela celebração dominical da Eucaristia. A paróquia inicia o povo cristão na expressão ordinária da vida litúrgica, reúne-o nesta celebração, ensina a doutrina salvífica de Cristo, pratica a caridade do Senhor nas obras boas e fraternas”. (CIC 2179).
[/box]
A Deus seja louvado por estas ações! sejam todos bem vindos e contiuem sendo pastores deste povo tão oprimido…abraços…
Obrigado Pe. Clayton, pelo seu trabalho e dedicação a nossa Paróquia, de ter realizado o sonho dos paroquianos de ver o Santuário de Santa Edwiges construido. Que Deus o abençõe e ilumine sempre sua caminhada.
Parabéns, Paróquia Sana Rosa de Lima, pois receberá um Pe. compremetido com a devulgação do Reino de Deus, meu Irmão Pe. Cleiton Fernandes, o conheço desde a criação da Paróquia Nossa Sehora da Abadia, e muito o admiro…
Concordo que a mudança seja necessária, mas não entendo o porquê de alguns padres permanecerem muitos anos na mesma paróquia e outros bem menos, me parece uma atitude um tanto incoerente.
Pe.Clayton,que Nossa Senhora passe na frente deste novo trabalho,e de todos que vão passar por mudanças!Vê se aparece no lanche Pe.Clayton,saudades!Um abraço e feliz Natal!Cris…
Bem vindo Pe. Clayton! Estamos de braços abertos para te acolher.
Achei que o remanejamento seria mais amplo , mais enfim fico feliz pelas novas comunidades e continuo rezando pelas intenções do nosso bispo e grato a Deus por nos permitir ter uma Igreja cada vez masi forte e unida , “”Que venha o novo””
acho que a comunidade fica triste com a saída de seu pároco,mais porem feliz com a mudança ,pois todos sabem que é necessária é crescimento para os padres e também para a comunidade.desejo a todos um feliz ano novo.
Pensei que os padres das paróquias Santa Mônica e Nossa Senhora do Caminho seriam transferidos, pois já fazem mais de dez anos que estão atuando nessas paróquias. Apesar de serem ótimos, a mudança é necessária.
Penso que é salutar a mudança, depois de um certo tempo, dos padres entres as paroquias. Mas, tem algumas paróquias com projetos interessantes, que não podem morrer com essas mudanças. Por exemplo: vejo a sinergia que existe na Igreja N.Sra. do Caminho entre o Padre e seus paroquianos. É um padre acolhedor, mesmo antes do Papa Francisco chegar e pedir que a igreja fosse acolhedora. As missas estão sempre cheias de jovens, de casais e crianças. Talvez, a igreja que tenha mais jovens! Parabéns ao padre e a comunidade que o acolheu. Que quando ele for transferido, continue o seu trabalho junto aos jovens, casais e crianças. E o padre que chegar faça crescer ainda mais esta sinergia que existe dentro da comunidade N.Sra.do Caminho.
senhor bispo, nos aqui do shopping park estávamos ansiosos com as mudanças pois achamos que aqui no bairro ganharíamos mais um sacerdote para auxiliar nosso pároco, estamos carentes com a falta de um sacerdote que possa tomar frente e poder realizar um bom trabalho pastoral, pois o nosso pároco tem problemas de saúde. olhe com carinho, o birro cresceu muito e muitas pessoas estao se perdendo devido a falta de um trabalho pastoral…