Diocese de Uberlândia Em Destaque

Uberlândia sedia encontro provincial de Juventude

Ocorreu nesse último sábado (05), no Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida, a reunião dos Assessores Jovens e Eclesiásticos dos Setores de Juventude da Província Eclesiástica de Uberaba. A reunião iniciou com um café, preparado por leigas do Santuário que receberam em clima natalino e aconchegante, os padres e jovens provenientes das Dioceses de Ituiutaba, Patos de Minas e da Arquidiocese de Uberaba.

12324894_1010195852355454_215555905_n

A reunião começou com uma partilha das atividades em cada Igreja local, quanto ao Setor Juventude. Além das atividades, foi um momento para partilhar também as dificuldades e discutir táticas para saná-las. Depois da partilha, a agenda de 2016 foi discutida. Também foram pensadas novas maneiras de estreitar os laços entre os Setores da Província.

Segundo Melissa Ribeiro, Assessora Jovem do Setor Juventude da Diocese de Uberlândia: “o momento foi oportuno para pensarmos a realidade jovem nas Dioceses e também para discutir maneiras de dar voz aos jovens”. Carício Neto, também Assessor Jovem da Diocese de Uberlândia, destacou a importância desse momento: “a agenda para o próximo ano é bastante intensa, precisamos dessa unidade para planejar e fazer acontecer o trabalho da Juventude na Diocese”.

O Setor Juventude da diocese de Uberlândia está em fase de recomposição. O novo assessor eclesiástico, Padre Eduardo César, também destacou esse momento: “nosso Setor está retomando os trabalhos. Conhecer a realidade da província e estreitar os laços entre as dioceses pode ser uma grande força para a nossa Igreja Local”.

Conheça um pouco da história do Setor Juventude na Diocese de Uberlândia. 

Antigamente o movimento de juventude presente a nível Diocesano em Uberlândia era a Pastoral da Juventude. Com o passar dos anos essa expressão mais conhecida como “PJ” foi perdendo seu protagonismo até que então, surgiu a ideia de dar corpo a uma “organização” que pudesse acolher os jovens de todas as expressões e movimentos atuantes na Diocese, sendo eles franciscanos, cursilhistas, de grupos de oração universitários, do encontro de jovens com Cristo, dos grupos paroquiais e etc.

Surgiu então o Setor Juventude da Diocese que veio com o propósito de unir essas expressões e juntos trabalharem por toda a Juventude, colocando sempre em primeiro lugar o sentido de unidade. Após algum tempo de muito trabalho e esforços o Setor foi finalmente estruturado, se destacando como o mais completo da Província Eclesiástica de Uberaba.

Em 2012-2013, uniu forças e junto aos movimentos de juventude e enviou 10 ônibus para a JMJ (Jornada Mundial da Juventude) – RIO 2013, totalizando aproximadamente, 4500 jovens. Em 2014, realizou o DNJ (Dia Nacional da Juventude) para 400 jovens de diversas paróquias da Diocese. E, agora em 2015, retomou os trabalhos com o novo Assessor Eclesiástico.

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!