Diocese de Uberlândia Em Destaque

Voluntários da diocese ajudam na acolhida e atendimento aos romeiros de Nossa Senhora da Abadia

Os quase 90 quilômetros de distância entre Uberlândia e Romaria não desanimam os romeiros, que apoiados em uma fé que “transpassa montanhas”, seguem em frente com a finalidade de agradecer ou pedir uma graça à Virgem de Abadia. A peregrinação existe há mais de 130 anos e sempre reúne milhares de fiéis.

Apoio aos romeiros

Para oferecer descanso e atendimento aos caminhantes, a BARRACA DA ANTENA, montada a cerca de 70 quilômetros de Uberlândia, dispõe de uma estrutura com cerca de 600 metros quadrados, com luz elétrica, banheiros e telefones públicos. Os dormitórios tem capacidade para 50 pessoas e é forrado com palha de arroz, que aquece e dá conforto a quem quiser dormir antes de seguir viagem. Na cantina são servidos água, chá, leite, refrigerantes, além de refeições completas durante todo o dia. E para aliviar as dores nos pés, são oferecidas massagens, banhos escalda-pés e curativos. Há também uma ambulância 24 horas para atender casos de urgência e emergência.

Voluntários - Assistência Romeiros de Nossa Senhora da Abadia - Uberlândia
Voluntários – Assistência Romeiros de Nossa Senhora da Abadia – Uberlândia

Festa tradicional

A festa de 15 de agosto atrai um grande número de devotos que vem venerar Nossa Senhora da Abadia, e com gestos simples, agradecem graças recebidas pela intercessão da Mãe de Deus. As chagas facínoras que interrompem a caminhada de alguns, para milhares não é nada além de uma provação, que representa sobretudo a fé e a vontade do seu agradecimento ou pedido.

Para os que podem ajudar as pessoas a completar esse percurso, ao fim do dia a expressão é de dever cumprido. Podemos perceber claramente pelo sorriso e vontade, que não trabalham por méritos, mas adotam o “servir” como objetivo primeiro desta jornada.

028

Ano que vem, quando a maioria dos romeiros estiverem de volta para agradecer as graças recebidas, trazendo consigo os passos repletos de esperança, também os voluntários terão consigo o mesmo sorriso e carinho de uma mãe que acolhe a seus filhos, e mais especial ainda, pois trata-se da Virgem de Abadia.

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!