Destaque Destaque2 Em Destaque Notícias

XIX ENCONTRO DIOCESANO DA CAMPANHA DA MÃE PEREGRINA DE SCHOENSTATT

A Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt na Diocese de Uberlândia/MG foi presenteada nos dias 24 e 25/06/2023 com a presença da Irmã Maria Marcia Carmo da Silva, coordenadora do Secretariado da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt do Santuário Tabor da Permanente Presença do Pai, Atibaia/SP. E com muita gratidão e alegria recebemos o acolhimento carinhoso pela intensa participação do Pe Marcos Borges Silva, desta Diocese. Um momento muito importante para Diocese com a Peregrinação da Imagem Auxiliar rumo aos ’30 anos da CMPS’.

Pe Marcos, com ardor missionário e espiritualidade schoenstattiana, aproximou-nos ainda mais do amor de Jesus ao conduzir a Adoração ao Santíssimo, são os ‘acenos de Deus’ que toda família (bisnetos, netos, filhos, mães, avós) puderam experimentar no dia 24/06. Esta linda tarde de espiritualidade que aconteceu na comunidade matriz da Paróquia São Judas Tadeu também foi celebrada com o Santo Terço conduzido pelas crianças dos grupos Infanto que nos trazem a ‘experiência de vivermos o amor de Nossa Mãe Maria com a alegria e esperança estampadas nos seus rostinhos’. Terço organizado pelo Pe Olimar Rodrigues que cuidadosamente e com o coração aberto proporcionou um momento tão especial à todos os presentes. Ficou como mensagem importante deste dia a necessidade e o compromisso de investir nos grupos Infanto e Jovens, para juntos levar, por Maria, Jesus às famílias. Precisanos cuidar deste bem tão precioso que são nossos pequeninos e assim ‘resgatarmos a Campanha Infanto-Juvenil e Jovens’. A Ir. M. Marcia com muito discernimento, experiência e alegria nos convidou, enquanto Família Schoenstattiana, a refletir sobre o tema ‘Campanha da Mãe Peregrina, desperta que é tempo!’. Trazendo à todos (coordenadores, missionários e famílias) a espiritualidade do Movimento Apostólico de Schoenstatt que ‘desperta’ o povo de Deus para nossa fé, nossa missão ao compromisso de evangelizar. A importância de confiar no amor maternal de Maria, a Peregrina, fica muito clara nos testemunhos vivenciados. Neste dia em que a Igreja celebrou a natividade de São João Batista, o Pe Marcos presidiu a Santa Missa como um ‘presente de amor’ para encerrar esta bela tarde.

Há quase 75 anos, a Mãe de Deus percorre as cidades de nossa Pátria, entra nos lares, nos hospitais, nos presídios, nos comércios e onde lhe abrem as portas. Esta visita tem um único objetivo: evangelizar, atrair corações para seu divino Filho. Ela vê as nossas necessidades e como em Caná se dirige ao Filho, de maneira tão maternal, dizendo: “Eles não têm mais vinho.” (Jo 2,3)

No domingo, 25/06, no Instituto Santa Clara, aconteceu o XIX Encontro Diocesano de Formação para Coordenadores da CMPS em que marcaram presença 53 coordenadores das cidades de Araguari, Monte Alegre de Minas, Tupaciguara e Uberlândia, assim contemplando todas as sete Foranias da Diocese.

Iniciamos a manhã com a peregrinação dos espaços do Instituto, assim nos identificamos com cada Forania alí representada e com o ambiente espiritual próprio daquele local. Na abertura do evento o Pe Marcos envia à todos com sua benção sacerdotal na palavra de Deus em Is 42,1- 8 ‘Vejam o meu servo, a quem eu sustento: ele é o meu escolhido, nele tenho o meu agrado…Eu Javé chamei você para a justiça, tomeio-o pela mão, e lhe dei forma, e o coloquei como aliança de um povo e luz para as nações…’. Com esta Palavra de Deus nos sentimos ‘o servo escolhido’ que assume a missionariedade na CMPS. Pe Marcos fala da proximidade que a presença da Ir. Márcia nos traz ao Santuário de Atibaia, é como se trouxesse um pedacinho de Schoenstatt consigo.

A Ir. M. Márcia acolheu aos participantes apresentados por seus coordenadores forâneos com muita alegria. Assistimos ao vídeo em que, carinhosamente, o Bispo Diocesano, Dom Paulo Francisco Machado, acolheu à todos os participantes com as palavras ‘Falar de Maria e envolver- se na Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt é uma forma bonita de evangelização, é uma forma de fazer com que a Igreja vá ao encontro das famílias’. Também esteve presente o sacerdote, Pe Joaquim da Costa Porto, que muito nos alegrou ao partilhar conosco, deixando mensagens de acolhimento à missão, e também contou sua experiência em conhecer o Schoenstatt Original, na cidade de Vallendar, Alemanha.

O Encontro, dirigido pela Irmã M. Marcia, trouxe como mensagem principal a importância da atuação de coordenadores (equipe diocesana, cidade, paróquia e grupo) rumo aos 75 anos da CMPS (1950-2025) com o tema ‘Nos passos de João Pozzobon’. E foram momentos de estabelecer vínculos muito preciosos que nos fortalecem como CMPS nesta Diocese. Este encontro trouxe contribuições fundamentais para a formação dos coordenadores na caminhada rumo aos ‘30 anos da CMPS’ nesta Diocese assim oferecemos ao capital de graças ‘formação e espiritualidade’. É preciso seguir os passos de João Pozzobon, é tempo de despertar. ‘Maria é a grande Missionária, Ela realizará milagres’, e a nós cabe com alegria e coragem, fazermos a nossa parte. Por isso precisamos nos colocar à serviço de Maria que leva Jesus menino aos lares, pois muitos são os testemunhos que vivenciamos, inclusive os que foram apresentados neste dia.

O encerramento deste momento aconteceu com a Santa Missa, presidida pelo Pe. Marcos, em que todos os participantes puderam celebrar Jesus na Eucaristia. Ao Pe Marcos nossos agradecimentos mais sinceros e nossas orações diárias por seu sacerdócio e sua vida.

À Irmã M. Marcia nossos agradecimentos pela disponibilidade, formação e por trazer um pedacinho do céu até nossa diocese, e desejosos de seu breve retorno.

A equipe de coordenação Diocesana da CMPS desta Diocese, agradece a presença de todos que assumiram participar deste evento de formação e desejosos que tenham ‘despertado’ em tempo de servirem como o Servo de Deus João Pozzobon. Ele nos deixou a Campanha porque se colocou firme em sua missão, precisamos seguir seus passos e fazer como ele disse ‘assumi a missão e por ela minha entrega foi total’.

‘Schoenstatt trouxe para mim grande mudança, um enorme enriquecimento de minha fé, e, também, uma missão a realizar, um grande apostolado (…) quando encontrei Schoenstatt, quando comecei a Campanha, começou um nova vida, uma vida diferente.’

João Luiz Pozzobon (Herói hoje, não amanhã, p.55)

 

Uberlândia 28 de junho de 2023

Equipe de Coordenação Diocesana da CMPS

Márcia Rejane Sordi Bortolini (Coordenadora Diocesana da Campanha da Mãe Peregrina)

Erli Gonçalves de Borba Marinho (Coordenadora da Forania São Paulo) Julia Maria Costa Cruz (Coordenadora da Forania Santa Teresinha) Luciana Ribeiro da Silva Rodrigues (Coordenadora da Forania São Lucas)

Maria do Rosário Silva e Cláudio Rodrigues (Coordenadores da Forania São Mateus)

Marisa de Jesus Márcio (Coordenadora da Forania São João Evangelista)

Marly Teixeira Moraes (Coordenadora da Forania São Marcos)

Adicionar comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!