Diocese de Uberlândia Em Destaque

Aluno do curso de Teologia da PUC-Uberlândia comenta a Vocação Familiar

Usamos com frequência a palavra vocação, às vezes sem se conhecer seu verdadeiro significado. Empregamos com sentido de tendência pessoal, profissional. Para melhor compreendermos devemos buscar sua etimologia, sua origem. Vocação vem da palavra latim, vocare que significa chamar, eleger, escolher. Não é algo apenas pessoal. Há alguém que chama para alguma coisa. Na perspectiva cristã, vocação é a voz de Deus que ressoa no íntimo de cada um, e o convida a fazer parte de sua obra salvífica. Cada pessoa tem a sua vocação, um chamado especial de Deus para servir aos irmãos. Somos chamados a ser participantes da missão, da obra do criador.

familia-feliz-02

Diversos textos bíblicos tratam das vocações, como a Vocação de Abrão (Gn. 12,1-9); Moisés (Ex. 3,1-15); Samuel (1Sm 3,1-21); Isaías (Is. 6,1-10); Jeremias (Jr. 4, 4-10); Jonas (Jn 3, 1-5.10); Maria (Lc 1,26-38); Pedro (Jo. 21,15-19); André, Simão, Tiago e João (Mc. 1, 16-20); Paulo (At. 9,3-22).

Hoje veremos uma vocação muito especial, a vocação para a vida familiar e dos pais.

Já no início da Bíblia há o chamado para a vida familiar, “Sede fecundos, crescei e multiplicai-vos, enchei e dominai a terra”(Gn 1,28). Um chamado a ser pai, mãe, construir família, assumir o Sacramento do Matrimônio como um grande dom. A família é o berço de todas as vocações.

Deus chama Abraão a “sair da terra” para uma terra que o Senhor irá lhe mostrar. “Serás pai de uma grande nação” (Gn 12,1-2). De uma grande família. Deus lhe promete proteção, faz uma aliança com Abraão: “Sua descendência será numerosa como as estrelas do céu” (Gn 15,1.5). Abraão sem titubear diz sim ao Senhor Deus.

Para o antigo povo hebreu família era bêt’ab, casa do pai, a menor unidade social abaixo do clã e da tribo. A família do AT incluía todos os membros do mesmo sangue. Era uma unidade religiosa. Havia um forte sentido de solidariedade familiar, o indivíduo dependia inteiramente da família para o sustento e proteção, não se concebia a possibilidade de vida fora da família.

São José é chamado por Deus a assumir sua missão, de acolher seu Filho Amado no seio de sua família, e juntamente com Maria a constituir a Sagrada Família, “José, filho de Davi, não temas receber Maria, tua esposa, pois o que ela concebeu é obra do Espírito Santo”(Mt 1,20).

Que a Sagrada Família de Nazaré possa nos ajudar no cumprimento de nossa vocação.

______________________

Horácio Nelson Tavares
Graduando em teologia – PUC-MG
Coordenação Diocesana de Pastoral
Eixo 3 –  Formação Bíblico doutrinal

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!